quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cogumelos Mágicos


 Os Cogumelos Sagrados têm desempenhado papel importante em varias cerimônias religiosas em diversas culturas de todo o Globo. Existe uma lenda, de que o homem nasceu quando tomou os cogumelos, aí ouviu pela primeira vez o verbo divino, e passou a ser, Eu Sou!. Os maias que habitavam a Guatemala há 3.500 anos utilizavam um fungo conhecido na lingua nahuátl comoTeonanácatl - "a Carne de Deus."


Os seres humanos vêm utilizando cogumelos para fins de adivinhação, clarividência,entre outros meios pra encontrar a divindade interior que habita em todas as vidas, entre tantos poderes que esse Ser sagrado pode mostrar ao homem.


O Psilocybe Cubensis é um cogumelo notório aqui no Brasil, habitando em regiões de pasto de gado, brota sobre o estrume dos mesmos. Seu princípio ativo é a psilocibina, a parte inferior do chápéu é escura e sua cor é um tom dourado escuro. Pra mim são os filhos do Sol, aqui na Terra. O mais interessante é como nasce o cogumelo. Imagine agora um zebu pastando. As plantas ingeridas vão para aquela bio-máquina, que é o seu processo digestivo, e vira depois estrume. Depositado o estume na terra, fica por conta do Universo. Vem a chuva irrigando o estrume, e em seguida o Sol com seus raios dourados, energizando.Desta alquimia natural, nasce o cogumelo. E agora pense que quando você ingerir, poderá sentir todo esse processo em sua mente, ir ao centro do seu Ser, sentir uno com tudo e com todos.


Costumo dizer aos amigos, quando experimento que são os Cogumelos que nos encontram, e não o contrário. Teve uma vez que estava no meu quarto dormindo, e sinto algo me chamando, olho pro Sol, uma manhã linda, e sinto que os cogumelos estão a me esperar, me convocando. Pego uma kombi e vou pro pasto que fica alguns km de onde moro, e quando chego lá, estão lá, Colônias de Filhos do Sol.


Outro famoso é o Amanita Muscária, que tem sido empregado há mais de 6.000 anos, por xamãs siberianos, um cogumelo vermelho com manchas brancas. É o sacramento de seus trabalhos espirituais.
A Amanita muscária é um cogumelo enteógeno, que proporciona visões e introvisões de profundo significado. Alguns pesquisadores acreditam que ele é o soma, dos Vedas (a mais antiga literatura sagrada da humanidade).
Essa planta contém elementos que permanecem intactos em sua passagem pelo organismo, por isso os xamãs siberianos guardavam e consumiam a própria urina para ser bebida no inverno, quando não havia o cogumelo.
Nas biografias legendárias de alguns adeptos do budismo, há alguns indícios que podem ser interpretados para revelar que eles consumiam o cogumelo Amanita muscaria para conseguir a iluminação.
Eles mantinham o voto de manter o segredo dessas práticas, tanto que sua identidade foi escondida atrás de um jogo de símbolos. Alguns pesquisadores afirmam que ele é o próprio Soma, dos Vedas.  Quem experimenta, não precisa dos pesquisadores pra afimar isso...

Soma era mais do que uma bebida mágica, e seu sumo expressa um deus. Sugere-se o deus Agni, deus do fogo, da Guerra e da Glória. O Mensageiro que traz em seu coração a verdade de todos os mundos.
O soma é simbolizado pelo touro, o símbolo do rig veda (hino aos deuses) da força.

Nas pesquisas, o uso do amanita aparece também em tradições da Ásia do Norte e do Sul, nas tradições germânicas ligadas a Odhin, em usos xamânicos mais adiantados nas florestas da Eurásia do Norte. Visto também, por muitos anos, no distrito de Kanto, no Japão; no Norte da Europa; Índia; e na América Central por muitos anos. Também identificado como o Haoma, dos Persas. Esses cogumelos sagrados foram utilizados por xamãs para a cura espiritual; era a entrada para incorporar o reino dos deuses.

O cogumelo sagrado Amanita Muscaria, segundo alguns pesquisadores, é o mesmo citado por Lewis Carroll em "Alice no País das Maravilhas" Teria Lewis ingerido o enteógeno para escrever seu livro ?

Relata-se também efeitos analgésicos significativos, para curar males da garganta, feridas cancerígenas, artrites.A amanita contém os princípios ativos muscazon, ácido ibotênico, muscimelk e bufoteína. Os efeitos começam entre 20 e 30 minutos após a ingestão e duram de 6 a 8 horas.
Geralmente, o usuário experimenta visões semelhantes aos sonhos.
O Amanita muscaria, em suma, é um dos cogumelos mais bonitos, com um encanto misterioso.
     
                                               Maria Sabina :
"Há um mundo além do nosso, um mundo que , próximo, e invisível. E há onde o deus vive, onde o inoperantes vivem, os espíritos e os santos, um mundo onde tudo tem acontecido e tudo é sabido.
Esse mundo fala. Tem uma línguagem própria. Eu relato o que diz. O cogumelo sagrado faz exame, me pega pela mão e traz-me ao mundo onde tudo é sabido. É eles, os cogumelos sagrados, que falam em uma maneira que eu posso compreender. Eu pergunto-lhes e eles me respondem. "

Quando eu retorno da viagem que eu fiz, tiro a prova com ele, eu digo o que ele me disse e o que me mostrou."

Maria Sabina, curandera legendária Mazateca "A Sábia dos Cogumelos Sagrados"Oaxaca, México, realizava o ritual chamado "Velada", que consiste em consumir ritualmente os cogumelos juntamente com os participantes, apresentando ao xamã os problemas para serem resolvidos, as dúvidas que afligem, perguntas para serem respondidas. Essas respostas não são dadas pelo xamã e sim pelo Cogumelo...

                                                      Psilocybe Cubensis 
                                           Meus garotos...


                                                   

Autor: Henrique Santana.

2 comentários: